Neste site colabora com a(s) seguinte(s) biografia(s):

gonçalo anes, o bandarra
manoel bocarro francês
Garcia (Avraham) Da Orta

Francisco Moreno de Carvalho



Nasce em São Paulo (Brasil), em 1959.

É médico, doutorando na Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel, nas áreas de Pensamento Judaico e História da Medicina.

Dedica-se, em especial, ao estudo do papel de médicos judeu-portuguêses dos séculos XVII e XVIII na vida intelectual judaica, portuguêsa e européia.

Trabalhou como assistente de pesquisa no Acervo Sidney Edelstein em História da Ciência, da Tecnologia e da Medicina da Biblioteca Nacional e Universitária de Jerusalém, Israel.

Trabalhou como pesquisador junto ao Instituto Ben Tzvi, Jerusalém, Israel.

Colaborou como verbetista no "The Oxford Dictionary of the Jewish Religion", Oxford University Press, 1997.

Foi consultor da UNESCO junto ao MEC - Ministério da Educação e do Desporto, do Brasil.

Entre os artigos publicados:

"Dov Ber Borochov: o homem da síntese entre marxismo e sionismo". Jornal Nueva Sion, Suplemento Especial, Buenos Aires, 1985

"Yaacov Rosales: Medicine, Astrology, and Political Thought in the Works of a Seventeenth-Century Jewish-Portuguese Physician". Revista Korot, dedicada à História da Medicina, nº 10, 1994.

Resenha do livro de Rafel Patai "Jewish Alchemists" publicada na revista de Estudos Judaicos do Near Eastern Studies Review, Cornell University, 1995.

Resenha do livro, em parceria com Dr. Shmuel Kottek, Studies on Gersonides, A Fourteenth- Century Jewish Philosopher- Scientist (Gad Freudental, ed., Leiden E. J. Brill, 1992) para a revista "Archives Internationales D’Histoire Des Sciences", vol 45, n° 134, 1995.

Publicação de artigo na revista "Kiriat Sefer" sobre o livro História de Portugal. Vol. 6: Judaismo, Inquisição e Sebastianismo (Em hebraico), 1996.

Publicação do artigo "Judeu errante eu sou: o contexto judaico na vida intelectual do médico Zacuto Lusitano", revista da Associação Mundial de Estudos Judaicos (em hebraico), 1996.

Colaboração no livro "Em Nome da Fé", Editora Perspectiva, São Paulo, 1999, com o ensaio: "Zacuto Lusitano e um Tratado de Medicina Dirigido ao Brasil".