Neste site colabora com a(s) seguinte(s) biografia(s):

Padre António Vieira
Damião De Góis

Orlando Neves



Orlando Neves é autor de 16 livros de poesia, alguns deles premiados.

Licenciado em Direito, exerceu as seguintes profissões: director de publicidade e relações públicas, tradutor, locutor e produtor radiofónico, director literário do Círculo de Leitores e de outras editoras portuguesas, autor e apresentador de televisão, jornalista profissional durante 30 anos, crítico de teatro, televisão e rádio, encenador premiado no Teatro D. Maria II e na Fundação Gulbenkian.

Além de poesia, tem publicados 3 romances, 8 livros de contos, 6 peças de teatro para crianças, 7 peças de teatro para adultos, 3 dicionários temáticos. Organizou várias Antologias de Poesia. Está incluído em muitas colectâneas e antologias de poesia, ficção e literatura infantil. Dirigiu, entre outras, a revista literária trimestral Sol XXI, até ao N.º 17.

Os seus títulos mais significativos são: Morte minuciosa, Trovas da infância na aldeia, Regresso de Orfeu, Odes de Mitilene, Noema, Decomposição - A casa, Mar de que futuro, Organon para a decifração da poesia, Poesia, Louca obscura, (poesia), A condecoração, Morte em Campo de Ourique, Morta em Vila Viçosa, Rua do Sol, Histórias de Espanto e Exemplo e Fabulário (ficção), Humor próprio, 30 anos de teatro, Os brinquedos do Tozé fizeram banzé, Aventuras de animais e outros que tais, O Tio Maravilhas e O Mosquito Zzzz… Zzzz (teatro), Lisboa em Crónica, Diário de uma revolução, Pão com manteiga, O castelo medieval e a cultura coeva, De longe à China, Dicionário de Frases Feitas, Dicionário da origem das frases feitas, Dicionário obsceno da Língua Portuguesa, Trovas medievais obscenas, Aristóteles e Akhenaton nos géneros de crónica, ensaio, dicionarística e biografia.

Lamentamos informar que este nosso colaborador faleceu na cidade do Porto no passado dia 24 de Janeiro de 2005.