Neste site colabora com a(s) seguinte(s) biografia(s):

D. João, Mestre De Avis
Joaquim José Da Silva Xavier - "O Tiradentes"
António Egas Moniz
sacadura cabral

João Sodré



João Sodré viu pela primeira vez a luz em Lourenço Marques, hoje Maputo, Moçambique, a 3 de Março de 1961 (outras fontes citam diferente data). Aí viveu bem como em Angola, Brasil, Portugal e Bélgica. Viajou por diversos países e continentes. Uma infância e adolescência felizes, dedicadas ao aumento de informação e cultura, no domínio das ciências, artes e filosofias, bem como a uma cuidada preparação física, culminaram em alguns créditos académicos e algum reconhecimento pelos seus pares. É assim que apresenta um diploma da Escola Superior de Cinema (na qual foi Presidente da Associação de Estudantes), com formação completa nas áreas de Montagem e Som. Para além disso, tem estudos superiores em línguas inglesa e francesa e outros cursos menores e de aperfeiçoamento em cinema, vídeo e gestão. Ao longo dos anos e apesar de completamente autodidacta, foi começando a ser considerado "especialista em computadores".

Neste momento é Redactor de Publicidade (vulgo Copy Writer). A carreira de Realizador de Cinema, Televisão e Vídeo, que exerceu até 98, encontra-se em standby: uma longa-metragem de não ficção ("Alma Ta Fika"), muitas dezenas de episódios e horas de TV (ficção e na área dos programas recreativos) e diversos vídeos que também produziu, editou e para os quais fez música em parceria.

Antes e ao longo do tempo em que foi Realizador, trabalhou em diversos campos: prospector de marketing, trabalhador agrícola sazonal, jornalista free-lancer (para jornais diários, semanários, publicações culturais e revistas dedicadas à defesa do ambiente), empresários de grupos musicais e promotor de espectáculos, professor do ensino básico, redactor de uma publicação de economia e finanças para empresas, trabalhador da construção civil, radialista, copy writer free-lancer, músico experimentalista. Na área dos audiovisuais foi também professor de Realização, Produção e Roteirismo em diversas escolas e workshops, actor, repórter, director de produção, assistente de realização, montador, anotador e roteirista.

Para além dos diversos roteiros para si mesmo e para outros, tem alguns contos e poemas publicados e muitas mais obras de ficção por publicar. Foi um dos autores de "80 Vidas que a morte não apaga" (11 biografias).

Ainda arranjou tempo para ter um filho – e continuar solteiro. Não desistiu de (re)encontrar a sua alma gémea. E o espectáculo tem de continuar...