Neste site colabora com a(s) seguinte(s) biografia(s):

Manuel Rodrigues Lapa

José Ferraz Diogo



Nasce em Coimbra em 1936. Licenciado em Letras, foi, ao longo de 36 anos, professor de Português e de Francês nos Ensinos Técnico, Secundário e Preparatório do Ensino Público. É diplomado em Ciências Pedagógicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em Julho e Agosto de 1974 frequenta, na Universidade de Nice, um curso para professores de Francês – utilização de audio-visuais. Depois do 25 de Abril, foi membro de Conselhos Directivos em Coimbra e Anadia e delegado de Português e de Francês à Profissionalização em Exercício entre 1981 e 1986. Funda e dirige jornais em quatro das seis escolas onde lecciona, escreve e encena peças de teatro, nomeadamente para fantoches, traduz do francês livros para a juventude (Almedina), organiza exposições sobre diversos escritores – Camilo, Cesário, Pessoa, Torga, etc. – promove colecções de pequenos livros escritos pelos alunos, organiza bibliotecas para os professores, realiza sessões de cinema na escola, etc.

Em 1968 funda e dirige o Cineclube de Abrantes, tendo posteriormente pertencido à direcção do Clube de Cinema de Santarém e do Círculo Cultural Scalabitano. Episodicamente, faz também parte da direcção do Clube de Cinema de Coimbra. Publica diversos textos sobre cinema em revistas da especialidade, nomeadamente na extinta Plateia. Redige textos para os desdobráveis que acompanham as sessões cineclubistas.

Em 1965 publica o livro de poesia A Palavra; em 1974 a Almedina publica três livros seus de teatro infantil; em 1993 organiza e prefacia a 6ª edição de Versos dum Cavador, do poeta popular Manuel Alves no 150º aniversário do seu nascimento (em 2001 foi responsável pela 7ª edição, com nova ordenação das poesias, coma incorporação do livro Criptinas e um novo texto introdutório).Em 1996, colabora com um poema na antologia Cântico em Honra de Miguel Torga. Em 1997, organiza Manuel Rodrigues Lapa – Fotobiografia, no âmbito das comemorações do centenário do seu nascimento...

Tem colaboração dispersa por numerosos jornais e revistas portugueses e estrangeiros – poemas, contos, artigos de opinião. Durante cinco anos foi director de um jornal de Anadia. Tem redigido textos para catálogos par diversas exposições de artes plásticas – sobretudo na área da escultura, da pintura e da medalhística.